Quem sou eu

2016 ESTÁ INICIANDO E O PROJETO DESTE BLOG ESTA RESSURGINDO !!!!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

BACKUP - ONTAPE

Quando comecei a reunir as informações para escrever esse tutorial fiz uma grande reflexão e percebi que o quanto esse assunto que vou escrever é serio.
pensei bastante sobre os ultimos anos de minha vida profissional e posso dizer que o mal uso sobre as praticas e políticas de backup as quais a grande maioria dos clientes que atendi nos ultimos anos se submetiam me truxeram grandes desgastes , então resolvi começar esse tutorial falando português muito claro.

Backup é o único meio de você reverter uma situação de perca permanente de uma base de dados, sem ele não adianta ficar fazendo cara de bobo, incentivando os profissionais que trabalham com banco de dados com palavras do tipo “você consegue, eu acredito em você” SEM BACKUP num eventual desastre você vai ficar sem dados não tem MAGICA!!!!

Seus dados não estão na vitrine de nenhuma loja esperando você ir comprá-los novamente após você perde-los, não tem nenhuma loja no comercio que terá um produto chamado “Seus dados íntegros e seguros”

Se roubarem seu servidor, se pegar fogo, se acontecer qualquer problema com seu hardware você consegue comprar outro agora seus dados não estão dentro de uma caixinha na vitrine de nenhuma loja esperando por vocês, então trate seu backup com muita atenção, não precisa investir milhões, basta apenas cuidar para ele estar em local seguro e integro ação que você vai conseguir muito provavelmente somente com mão de obra do dia a dia sem necessidade de tornar o backup um acontecimento , é rotina ... mas rotina fundamental.

Detalhe importante... Teste periodicamente o seu backup, ninguém quer ter surpresa no momento que precisar restaurar dados, sua única chance de fazer o backup direito é enquanto o banco ainda funciona.

Bem vamos agora falar da parte técnica do Informix ...

O Informix assim como outros bancos de dados do mercado tem nativo ferramentas para efetuar o backup e certamente o Informix foi um dos primeiros bancos no mundo a permitir fazer o backup “on-fly”, você vai encontrar o ontape e onbar como ferramentas nativas , neste tutorial vamos falar do ontape que é a ferramenta mais simples de ser utilizada e muito funcional.

O que vamos falar:

Configurando o ambiente


- Configurando o ambiente


O backup de um banco de dados é a extração de todos os dados para um arquivo que poderá ser armazenado em local seguro, então se vai ser extraído os dados para ser guardado isso nos leva a dedução obvia que um local físico deve existir para esse backup ser armazenado.

Backup pode ser salvo em disco, fita em qualquer unidade montada.

Para que o backup seja executado o ambiente precisa ser configurado.

$ vim $INFORMIXDIR/etc/onconfig # Arquivo de variáveis de ambiente do Informix

Localizar: ontape Tape Device Configuration Parameter

TAPEDEV /opt/informix/backup/fita # Arquivo onde o backup será gerado
TAPEBLK 32
TAPESIZE 2000000 # tamanho Maximo para a geração do backup

Neste exemplo acima precisa existir os diretório /opt/informix/backup e o arquivo fita, esse arquivo fita precisa estar com permissão 660, veja bem o diretório você pode definir qual queira e o nome do arquivo também desde que os mesmos estejam devidamente configurados no onconfing


Caso o diretório e arquivo não exista vamos criar e dar permissões:

$ mkdir –p /opt/informix/backup # Criando diretório
$ touch opt/informix/backup/fita # criando arquivo vazio
$ Chow informix:informix opt/informix/backup –R # Mudando grupo e usuario
$ chmod 777 opt/informix/backup # Mudando permissão da pasta
$ chmod 660 opt/informix/backup/fita # Mudando permissão do arquivo



Comentário: Caso não queira que o backup seja salvo em nenhum local deve colocar o prametro TAPDEV como /dev/null (Isso vai fazer com que o backup seja enviado para nenhum lugar)
Com estas configurações estamos preparando o ambiente para efetuar backup de nível 0, 1 ou 2 de toda a instancia até o logical log que o banco se encontre no termino do backup e de forma “on-fly”

O banco de dados conforme vai sendo movimentado vai transacionando dados nos chamados Logicais Logs que podem também ser feitos backup e num momento de restore pode ser aplicado para complementar o ultimo nível de backup existente, buscando a restauração no ponto mais próximo do desastre, assim como o backup full precisamos definir no ambiente onde efetuaremos o backup dos logicais logs. (vamos ainda falar sobre niveis de backup não se preocupe com isso agora)
Detalhe muito interessante , na versão 11 o informix não exige mais que se tenha um arquivo vazio para backup de Logical Log, basta ter o diretório definido que o banco cria os arquivos de backup de log. (Com algumas configurações no alarmeprogram.sh faremos isso automaticamente)

$ vim $INFORMIXDIR/etc/onconfig # Arquivo de variáveis de ambiente do Informix


LTAPEDEV /opt/informix/backup/logs
LTAPEBLK 32
LTAPESIZE 15000

Caso o diretório não exista então vamos criar

$ mkdir /opt/informix/backup/logs # Criando diretório
$ chmod 660 opt/informix/backup/logs # Mudando permissão da pasta


Comentário: Na versão 11 do IDS tivemos algumas evoluções interessantes do ONTAPE uma delas que vou ressaltar é o backup de log ser gerado em diretório vazio sem a necessidade de arquivos vazios e com algumas poucas configurações conseguiremos eliminar a necessidade de scripts para ficar criando e renomeado arquivos.


Cuidados a serem tomados:

Verificar se vai existir espaço físico suficiente para a gravação de todos os dados no ponto onde vai ser efetuado o backup
Verificar se o caminho configurado corresponde a pasta e arquivos existentes.
Backup não fica em disco então deve ser copiado para local seguro, não recomendo o backup direto para unidade de fita devido ao baixo I/O que certamente irá comprometer a performance do banco de dados.


Bom até este ponto temos o ambiente configurado para efetuar backup