Quem sou eu

2016 ESTÁ INICIANDO E O PROJETO DESTE BLOG ESTA RESSURGINDO !!!!

terça-feira, 31 de maio de 2011

CKPTINTVL

Parametro: CKPTINTVL



- Como default está como 300 no onconfig.
- Parametro tem como unidade "segundos"
- Permite vqualquer valor igual ou maior que 0
- Alteração de parametro tem efeito sempre que a instancia é reiniciada


Através deste parametro é definido a frequencia em que é feito uma checagem dos dados que estão em buffer e estes dados são escritos em disco.

Quando este parametro é definido para intervalos muito curtos a instancia passa muito tempo realizando bloqueios que interferem diretamente na performance das aplicações, quando este valor é muito alto ele interfere diretamente no tempo de rapidas recuperações, então deve existir um tempo médio sempre configurado.


Na prática, 30 segundos é o menor intervalo que o servidor verifica banco de dados. Se você especificar um intervalo de verificação de 0, o servidor de banco de dados não verifica se o intervalo de checkpoint tem decorrido. No entanto, o servidor de banco de dados ainda realiza checkpoints. Outras condições seria atingir a utilização de 75% do log físico para realizar checkpoints.


O parametro de RTO_SERVER_RESTART anula o CKPTINTVL então quando o RTO_SERVER_RESTART é ativado ele irá dispensar o Checkpoints e valor CKPTINTVL serão ignorados

Quando queremos monitorar o checkpoint a partir da versão 11.1 foi implementado o comando onstat -g ckp (ver onstat)